Os investidores que estão iniciando no mercado de ações, não sabem a diferença entre dividendos e juros sobre capital próprio(JCP).
Antes de mais nada, você precisa saber que ambos são proventos distribuídos aos acionistas.
Nesse artigo, entenda de forma simples e didática, como funciona a tributação tanto para os dividendos como para os juros sobre capital próprio e suas particularidades.
Ótima leitura, Investidor!
O que são dividendos
Os dividendos são parte dos lucros das companhias (proventos), e são compartilhado com os acionistas ou investidores. Vale salientar, que os dividendos são isentos de imposto.
Conforme a lei das sociedades anônimas, o valor mínimo dos lucros que são distribuídos aos acionistas é de 25%, mas, esse percentual pode ser menor dependendo do valor estipulado em estatuto. Em regra, a maioria das empresas distribuem acima de 25%.
Lembrando, que esse valor é repartido entre dividendos e JCP.
O que são juros sobre capital próprio(JCP)
Assim como os dividendos, os juros sobre capital próprio são uma remuneração aos investidores. Porém, com algumas diferenças, por exemplo;
Ao contrário, dos dividendos nos JCP o investidor paga imposto e a alíquota é de 15% retido na fonte.
Além disso, o juros sobre capital próprio é mais rentável para as empresas e também para os acionistas. mas você deve esta se perguntando o por que, simples; as empresas tendem a pagar impostos acima de 20% sobre o lucro bruto.
O beneficio esta nesse detalhe, pois o JCP entra junto das despesas, antes da cobrança de imposto, ou seja, o imposto fica menor, saindo de 20%, 30% para 15%.
Bonificações
Outra forma de remuneração ao acionistas se da em forma de bonificações, aliás, isso ocorre geralmente com resultados de reservas ao capital da companhia.
Na maioria das vezes o acionista recebe esse repasse em forma de ações, mas, também pode ser pago em dinheiro, vai depender da empresa.
Subscrição
Quando a empresa aumenta seu capital e vem ao mercado oferecer mais ações (follow on). Os acionistas daquele papel tem direito de comprar essas novos papéis ao um preço previamente definido.
Na prática, a subscrição é um direito dos acionistas de determinado papel, optar por comprar ou não novas ações daquela empresa que ele já investe.
Dividend Yield (DY)
O dividend yield é um indicador que mostra ao investidor se a ação paga bons dividendos. Basicamente, funciona da seguinte forma; quanto maior o DY melhor o repasse de lucro aos acionistas.
Segundo o livro: faça fortuna com ações, um bom dividend yield tem que esta por volta de 6% ou mais. Cuidado, para não se encantar olhando apenas esse indicador isoladamente, para escolher uma boa ação o investidor precisa observar vários outros indicadores.
Como são feitos os pagamentos
As ações são compradas pelo investidor através de uma corretora, logo, o recebimento dos proventos também são recebidos pela corretora, sob responsabilidade da Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia (CBLC).
Lembrando, que as empresas pagam os proventos de forma aleatória entre si, por exemplo, algumas ações pagam dividendos mensal, trimestral, semestral ou até mesmo anual, então, varia de ação para ação.
Por que dividendos são isentos de impostos
Geral
Sobretudo, o imposto de renda nas ações funciona da seguinte forma, em operações acima de um dia (swing trade) é cobrado 15% sobre o lucro. Agora, se a operação for de apenas um dia (day trade) a imposto é de 20%.
Vale lembrar, que, em movimentações mensais abaixo de R$ 20 mil em ações o investidor é isento do IR.
Dividendos
Os dividendos são isentos de impostos para não haver a bitributação, como assim? simples, as empresas laçam o dividendos no lucro líquido, depois de terem pago os impostos, ou seja, a companhia já pagou os tributos e por esse motivo o investidor fica isento desta cobrança.
Juros sobre capital próprio (JCP)
Em contrapartida, os JCP entram junto das despesas no lucro bruto, antes da cobrança do imposto.
Como resultado, a tributação é paga pelo investidor.
O valor descontado de imposto na fonte é de 15%, dessa forma, o investidor não precisa se preocupar em gerar nenhum documento para pagar essa tributação.
Vale lembrar, que tanto o juros sobre capital próprio como os dividendos precisam estar declarados no IR. Os dividendos estão na ficha de rendimentos isentos e não tributáveis, código 09, enquanto os JCP devem estar preenchidos na ficha de rendimentos sujeitos a tributação exclusiva/definitiva, código 10.
Como investir em ações e começar a ganhar dividendos e JCP
Antes de tudo, adquira conhecimento assistindo vídeos no youtube, lendo livros de investimentos e fazendo cursos para agilizar o seu processo de aprendizado.
Nesse meio tempo, abra uma conta em uma corretora de valores.
Em segundo lugar, conheça o seu Perfil de Investidor.
Lembrando, que as corretoras em geral, disponibilizam teste para o investidor conhecer o seu perfil.
Por último, procure empresas que tenham um bom dividend yield
Além disso, veja outros indicadores para que dessa forma, você possa escolher ótimas empresas.
Conclusão
Enfim, as empresas tendem ao passar do tempo crescer, por isso, investir em ações de boas companhias no médio e longo prazo é uma excelente alternativa para quem procura ganhar dinheiro através de dividendos e JCP.
Concluindo, quanto mais a empresa lucra, mais os acionistas ganham, seja através de dividendos, juros sobre capital próprio ou outras bonificações. Aprenda a escolher boas empresas, se inscreva no nosso canal do youtube.
Enfim, depois de ler este artigo, compreendeu a diferença entre dividendos e juros sobre capital próprio? Mande sua dúvida através do e-mail ou pelo whatsapp, será um prazer te responder.
Parabéns! Investidor, por aprender um pouco mais sobre proventos de ações.